Home / Artigos / Tira Senhor, todo o nosso cansaço!

Tira Senhor, todo o nosso cansaço!

É bem natural nesta época que estamos vivendo, neste Tempo de Final de Ano, sentirmos cansados, um pouco abatidos e com aquele sentimento de todo final de ano: “O ano acabou e dentro desses 365 dias não consegui realizar Tudo o que tinha planejado para este ano. Se você está se sentindo assim…SORRIA! O Nosso Deus fez existir a contagem dos tempos para nos dar OPORTUNIDADES!!! Estar cansado é uma condição de muitas pessoas. Faz parte das nossas vidas, que é muito corrida…Mas,  essa condição pode ser temporária ou permanente. O cansaço pode ser definido como escassez de energia para a vida. Uma pessoa cansada recebe uma carga de energia insuficiente para as demandas da sua vida. Imagine a sua casa; às vezes, o disjuntor não desarma? Em geral, o disjuntor desarma quando a energia gasta na casa está acima da energia destinada para aquela casa. O Salmo 6 transcreve a oração de uma pessoa cansada. O cansado é alguém carregando um fardo mais que pode sustentar nos ombros. A energia que entra, seja física, emocional ou espiritual, é menor que a precisa. Na aritmética do cansado, as bênçãos de Deus sobre a sua vida são em menor número que as dificuldades experimentadas. À beira da exaustão e do desfalecimento, o cansado se acha sem forças para resistir (Salmo 6.7b).  Nós passamos por vários tipos de cansaços:
 O CANSAÇO FÍSICO – Pelo esforço que fazemos com o nosso corpo.
CANSAÇO EMOCIONAL — O cansaço que tem conseqüências ainda mais dramáticas.Nos faz lembrar de Jô em sua lamentação:”Não tenho paz, nem tranqüilidade, nem descanso; somente inquietação” (Jó 3.26).
Não sabemos as causas do cansaço do salmista, apenas os sintomas. Podemos imaginar, à luz de nossas experiências atuais, o que provocava tanto sofrimento no poeta, porque não diferentes das nossas causas.CANSAÇOESPIRITUAL — Há também o cansaço espiritual. Muitas vezes, o cansaço espiritual está na gênese do cansaço emocional. Outras vezes, o cansaço espiritual é uma decorrência do cansaço emocional, que impede uma boa visão de quem Deus é e de quem somos nós. Por isto, não é incomum que o cansaço seja ao mesmo tempo físico, emocional e espiritual. O cansaço espiritual está bem descrito no Salmo 6, bem como em outros, como no salmo 5.12, em que o poeta declara ter perdido a alegria da salvação. Esta é a expressão melhor para definir uma pessoa espiritualmente cansada: uma pessoa que perdeu a alegria da salvação e que, portanto, não se vê mais como alguém criado como o louvor da glória de Deus (cf. Efésios 1).  Uma pessoa espiritualmente cansada se sente castigada por Deus.Como o salmista, todo o cansado espiritualmente clama assim:
“Senhor, não me castigues na tua ira,
nem me disciplines no teu furor”
(Salmo 6.1)
cansaço é o sintoma; há algo mais profundo. Se é físico, demanda uma disposição. Se é emocional, demanda uma atitude. Se é espiritual, demanda uma escolha. Não podemos nos esquecer  da palavra de ânimo que Ele lhes dirige como a filhos: `Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho’.

VOCÊ SE SENTE FILHO DE DEUS?
Então deixemos o Senhor tirar todo o nosso CANSAÇO, seja ele qual for. Amém! E queira viver bens os outros 365 dias que Deus te oferece!

About Deca

Check Also

NOVOS HORÁRIOS PARA CONFISSÃO E ATENDIMENTO AS PASTORAIS

  Atenção para os novos horários de Confissão e Atendimento Pastoral com o Pároco Padre …