Home / Artigos / Eis o Tempo de Conversão!

Eis o Tempo de Conversão!

QUARESMA. Não vamos  ignorar esse Tempo Forte que estamos vivendo. Tempo de grandes reflexões para MUITAS mudanças de vida. É tempo de  estar aberto para viver uma grande  METANÓIA! Uma radical mudança de comportamento. A Igreja é MÃE e Mãe conhece e sabe muito bem das Necessidades dos  vossos filhos, por isso, na Quaresma, a Igreja oferece uma grande riqueza espiritual para se viver bem, oferecendo meios de conversão interior, vias de santidade, jejum, mortificação (voto, propósito, promessa) para que o homem viva a liberdade interior, o desapego aos bens terrenos, e principalmente, para que combata as paixões desordenadas. Mas vamos refletir, particularmente, no jejum , na mortificação e na Caridade. A linda canção da Campanha da Fraternidade nos diz  exatamente o que o nosso Deus sonhou para mim, prá você e para todos nós. A LIBERDADE! É para a Liberdade que Cristo nos Libertou! E na nossa caminhada, vamos perdendo essa Liberdade com o Senhor. É tão triste, não é mesmo? Vamos nos afastando da beleza que é essa Liberdade que Cristo nos presenteou. Acabamos distorcendo a graça desse presente que é a Liberdade, dando-lhe   outro nome e sentido, que é a Libertinagem. Infelizmente sujamos os sonhos de Deus para nós. Mas, tudo está perdido? Não!!! Esse Tempo de Quaresma, é o Convite de Jesus para nós. “Ouví a voz do meu Filho Amado, diz o Senhor Deus.  É  o próprio Senhor que  nos chama a  reconciliar com Ele. Essa Liberdade é para que possamos fazer as nossas escolhas CERTAS e muitas vezes usamos essa nossa liberdade de filhos amados que somos para fazer sangrar o coração de Jesus. E a Quaresma é justamente este Tempo Santo e crucial em nossas vidas. Usemos das pistas que Jesus nos dá: Vivamos o : Jejum para trazer a paz ao nosso corpo, a força para o nosso espirito e  ao vigor para a nossa alma . É preciso estar sempre nos fazendo uma pergunta: Por que estou fazendo jejum? O que quero mudar? E o que preciso deixar que Deus domine em mim, que não estou conseguindo? Pois, o jejum precisa transformar nossa vida, submeter o corpo à oração e combater o que é causa de devassidões. Viver essa Mortificação a cada dia. E o que é essa mortificação? É a luta contra as más inclinações, a fim de submetê-las à vontade de Deus. A mortificação não é um fim, mas um meio para o homem viver uma vida superior e não desejar ou ficar apegado aos bens terrenos, sair do nosso estado de pecado. São bens espirituais que alcançamos com as penitências. Quando conseguirmos sentir essa intimidade com o Senhor, essa  união com Deus , aí estaremos no caminho final da nossa Mortificação. Lembremos  que:  Se não houver uma transformação interior verdadeira e um propósito de mudança, de nada vale.

“O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças” (CIC 2015). Façamos também Caridade por onde formos,  a Caridade é a Expressão do amor. Existem muitas pessoas que precisam ser amadas… O amor é fonte de conversão!

Que pela força do Espírito Santo, com a doce intercessão da Virgem Maria, Deus nos abençoe , nos guarde nesta caminhada quaresmal, para que mortificando nosso corpo, santifiquemos nossa alma.

 

“Senhor, Vós que sempre quiseste ficar tão perto de nós, guardai-nos em vosso coração misericordioso, Amém”!

Tenhamos todos uma santa Quaresma!

About Deca

Check Also

NOVOS HORÁRIOS PARA CONFISSÃO E ATENDIMENTO AS PASTORAIS

  Atenção para os novos horários de Confissão e Atendimento Pastoral com o Pároco Padre …