Home / Artigos / Condutores da Fé

Condutores da Fé

No dia 19 de maio de 2016, numa quinta-feira, a cidade de Teixeira de Freitas – Bahia, recebeu a passagem da Tocha Olímpica e nós tivemos um paroquiano que foi um dos condutores da tocha e a pastoral da comunicação cobriu cada momento.

13087672_1047315325305794_5710488931784320267_n

Irlando Gonçalves, paroquiano da São Pedro, foi o condutor da Tocha Olímpica no dia 19, mas bem antes disso vem sendo condutor de muitas pessoas. Nos anos 80, Irlando começou a dar catequese e desde então não parou mais, atualmente além de dar catequese para a turma do Crisma ,também está coordenador da Pastoral da Catequese.

Em entrevista um dia antes da condução da Tocha Olímpica Irlando disse que para cada pessoa que conduz a tocha tem um sentindo e para ele, aquela tocha (fogo) representava o Espírito Santo. Irlando  também é presidente da Associação Teixeirense dos Portadores de Deficiências (ATPD) e em suas catequeses uma das primeiras lições que dá para os catequizandos é a de ter um olhar misericordioso com o próximo. Misericórdia não é ter pena, também é respeitar e amar o outro como ele é.

No dia da condução da Tocha Olímpica Irlando acordou cedo como sempre faz, fez suas orações, participou da Missa diária como sempre faz e depois seguiu em direção ao posto de condução onde ia participar. Assim como faz na catequese chegou bem cedo e foi se preparando para o grande momento que veio a acontecer cerca de 02 horas depois. Alguns catequizandos e conhecidos, foram nos bastidores, tiram fotos antes do grande momento. Alguns minutos antes da tocha chegar, os condutores e a impressa foram separados. E quando o grande momento aconteceu as pessoas gritavam, sorriam, filmavam, tiravam foto era uma explosão de emoção. Embora Irlando estivesse nervoso por estar participando de um evento internacional, não estava fazendo nada de novo. Irlando nesses mais de 30 anos, leva uma rotina de Missa Diária, Adoração, servir a Igreja, sempre chegando cedo no servir da catequese e durante meses conduzindo seus catequizandos e encaminhando eles ao Espírito Santo.

Neste último Domingo 28 de Agosto de 2016,  a igreja comemora o dia do catequista, leigos que dizem sim essa bela vocação. Ser catequista é ser o condutor da conversão a Fé Cristã Católica, é ser condutor que leva tantos de volta ao coração de Jesus, através dos conceitos renovados (a luz da Sagrada Família) sobre a importância da família, o amor a Deus e ao próximo, respeito a si próprio.

Feliz dia do Catequista!