Home / Festa São Pedro 2016 / Bastidores da Fé – Festa de São Pedro

Bastidores da Fé – Festa de São Pedro

Bastidores da fé

Muitas pessoas chegam a Festa da São Pedro, encontram toda aquela  estrutura bonita e arrumada , porém  não imaginam o que acontece nos bastidores dessa festa. Esse texto tem como objetivo mostrar um pouco do que muitos não vêem.

O mês de junho é um mês todo especial para os paroquianos da Paróquia São Pedro, pois é todo dedicado para festa. Sim, o mês TODO! A festa começa com o Churrasco no começo de junho, segue com a semana de oração intensa com o  Cerco de Jericó, fora os ensaios, correr atrás de doações e acertar os últimos detalhes. A Festa da São Pedro  é uma estrutura muito grande e por isso é bem organizada, tendo todo mundo uma tarefa : Ajudar! As pastorais e movimentos, normalmente já tem um zelo pela igreja e esse cuidado aumenta na festa, todos querem fazer o seu melhor.  Mas a festa também conta com pessoas que ainda não fazem parte de pastoral ou movimento e querem ajudar, além daquelas pessoas que são de outras paróquias e também nos ajudam.

São pessoas que trabalham, estudam e tem família, mas durante a época da festa dedicam-se um pouco mais a Igreja. Em especial quando começa o novenário, muitos paroquianos passam a dormir um pouco menos. Nesta festa de 2016, o servir na cozinha começava às 07:30 da manhã e ia até as 17:00 horas, para poder às 18:00 horas ter deliciosos pratos. E das 18:00 horas até 23:00 horas muitos serviram nas barraquinhas.Ao final de cada dia do novenário tinham pessoas que ficavam até de madrugada ajudando a colocar tudo dentro da igreja, varrendo a praça, catando latinhas, lavando a louça e etc. A ornamentação que conta com uma equipe pequena todos os dias fez uma ornamentação diferente e muito bonita. Também muitos serviam nos bastidores em suas casas, seja “treinando” a proclamação da Palavra,  ensaiando mais os cantos, editando fotos e texto para postar nas redes sociais da Paróquia, fazendo bolo e torta salgada para doar para festa  e aqueles que intercederam através de muita oração para que tudo ocorresse bem.

Mas meio a todo esse servir existe algo difícil de explicar que é uma alegria súbita de poder estar em comunidade com os irmãos e irmãs. Essa convivência  que nos une na única e grande festa que acontece no altar com Jesus Eucarístico, que nos fortalece e nos motiva na caminhada. Servir é também uma forma de conversão, deixando o Eu de lado para Nós existir. Para aqueles que estão envolvidos em alguma pastoral ou movimento é algo que solidifica os laços já existentes e para aqueles que ainda não tem uma pastoral é o momento de ouvir claramente Jesus chamando.  Pois na Igreja de Cristo tem lugar para todos, toda aptidão dentro da Igreja tem um lugar, basta conhecer as tantas pastorais e movimentos existente na Paróquia com diversos carismas.

Ainda hoje 01 de julho de 2016,  dois dias depois da festa ainda está sendo arrumado muitas coisas. Na Missa da Misericórdia Padre Roberto agradeceu a todos que ajudaram na festa, ressaltando que muitas pessoas de outras Paróquias também ajudaram na festa. Também em entrevistas e homilias ao longo da festa disse que o que mais gostava era a oportunidade de poder estar em comunidade, dizendo: “Servir é viver em comunidade.”. Nem todo bastidor dessa festa tem uma foto para mostrar que estava servindo, porém Jesus sabe de cada bastidor (coração) da Fé, o que foi feito ou não. Com essa alegria que o servir na festa nos proporcionou vamos, nos despedindo do mês de junho e abraçando o mês de julho que também é temático: mês do Dízimo. E assim vai seguindo sempre com um novo servir, por que nossa Igreja é Viva, ativa, jovem e feliz!

Curiosidades:

– A partir do 2° dia do novenário, todas as noite entre 23:30 a 00:00 começava a chover e só parava às 06:00 da manhã.

-O ministério de música Chave do Céu fez show em duas noites do novenário, no 1° dia e no 7° dia .

-Esse ano a única quadrilha que teve, aconteceu durante o show do Forró Santíssima Trindade.

-Os Padres são convidados a participar do novenário da paróquia São Pedro em fevereiro, convite esse feito pelo Padre Roberto.

-O horário da Missa durante a semana é pensando no trabalhador que também quer participar, por isso começava às 19:30.

– Os brindes sorteados após a Santa Missa , foram doados por diversas pessoas.

Confira algumas fotos acessando: