Home / Festa de São Pedro 2012 / 4º Dia da Festa de São Pedro

4º Dia da Festa de São Pedro

PRESIDENTE: Dom Henrique Soares da Costa – Bispo Auxiliar de Aracaju – SE

REFLEXÃO DO DIA: Definição de Teologia

Dia 23 de junho de 2012 às 19h deu inicio a Santa Celebração do quarto dia do novenário em honra a São Pedro.

Hoje celebrando a vigília de São João Evangelista, Pe. Roberto saudou aos homenageados do segmento florestal, aos festeiros e ao Reverendíssimo Dom Carlos Alberto, onde o mesmo dirigiu a Dom Henrique, Bispo auxiliar de Aracaju seus agradecimentos por ter aceitado o convite e estar entre nós.

Seguindo o rito litúrgico da Santa Missa cantamos um lindo louvor a Deus que nos concede a cada momento suas maravilhas, como diz o salmo responsorial “Desde o seio maternal sois meu amparo”, este é o Deus que seguimos e amamos.

Dom Henrique começou sua homilia nos dizendo que entendeu o porquê de falarmos de Teologia, pois acreditamos em Deus, onde sempre tentamos entender que Ele quer de nós, afirmando que Teologia e a Fé que temos em Deus, ou seja, a Fé é clara e absoluta.

Nossa Fé deve ser aquele que crê para entender, crê amando.

Três pontos da teologia: Ouvir com o coração – escuta fiel da palavra de Deus, esta que brota e santifica. Segundo: escutar o espírito atrás da tradição da Igreja. E terceira: viver o santo magistério, deixando ser guiado pelos pastores. Dom Henrique no diz que devemos fazer teologia, pois Deus não nos quer ignorantes, sendo necessário estar sempre em crescimento. Os tempos mudam, porem Deus é o mesmo, ou seja, é necessário falar e agir de maneiras diferentes, mas seguindo o mesmo ideal de sempre: Jesus cristo, o Salvador. Ao mencionar São João, nos revela que todos e cada um de nós não nascemos do acaso, fomos feitos do amor individual e supremo de Deus, feitos de um sonho e pensamento lindo de Deus. João, em hebraico – YORANA, Deus dá a graça.

Acrescentar que João soube deixar Cristo ser o Senhor da sua vida, sendo um exemplo para nós, onde muitas vezes fazemos somente nossa vontade e esquecemos de ouvi-lo. Exemplos de João: abriu caminho para Cristo, esquecendo o seu Eu e deixando Jesus reinar. Outro exemplo: Mesmo esperando um Senhor esplendoroso, vingador, João pedi que seus discípulos vão a até Jesus e confirme se Ele é mesmo o Messias. Ouvindo então, que eis mesmo o Messias, João aceita e glorifica a Deus por tamanha graça cedida a ele. Finalizando esta linda celebração é possível compreender que a importância de Cristo em nossa vida e fruto de um amor incondicional de um Pai que jamais se deixa esconder. Agradecemos ao Pai por nos proporcionar a dádiva de estar com Ele a cada instante de nossa vida.

Viva São Pedro.